O jeitinho brasileiro no Canadá

“Como você explicaria a um estrangeiro o significado de “jeitinho brasileiro”? Por mais difícil que seja articular uma definição, este tipo de comportamento faz parte do nosso dia-a-dia e nós o conhecemos bem. Para o brasileiro adepto do jeitinho, não há problema que não tenha solução: o estacionamento é só para mensalistas? Dê um trocado para o frentista. Levou multa de velocidade? Pague um “café” para o policial. É demorada a renovação de um documento? Invoque o nome de uma autoridade para o atendente do Detran. Funciona como passe de mágica.”

Este é o tema da reflexão postada no blog OiCanadá, antigo OiToronto, já a alguns anos. O blog tem como objetivo introduzir a cultura e o dia-a-dia canadense ao público brasileiro que vive ou que pretende viver em Toronto. Leia o post completo aqui.

Valeu OiCanadá!

Foto: Anthony Easton

Bruno Vompean

Bruno Vompean

Sou filósofo, criminólogo, brasileiro e sonhador, especializado em Budismo, Psicologia e Saúde Mental pela Universidade de Toronto. Gosto de desestruturar a visão de mundo das pessoas, quebrando paradigmas para que elas possam transcender suas realidades. Sim, sou um cara chato e estou aqui para incomodar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Quando o Brasil fica para trás

“Em pouco mais de um mês fará dez anos que eu me mudei de São Paulo para Toronto. Ainda me lembro da sensação, em 2007,

Saudade: uma reflexão

“Apesar de nos servir de incentivo enquanto na medida certa, saudade em demasia pode deteriorar nosso bem-estar ao ponto de ser prejudicial à saúde, principalmente